15 de agosto de 2012

RAÇAS DE CRIAÇÃO

Algumas raças de cães que criamos atualmente, abaixoa apenas as que mais vimos no cotidiano.

BASSET
Origem: Alemanha
Utilização: Caça subterrânea, em tocas.


Aspecto Geral: baixo; de pernas curtas; comprido, mas compacto; bem musculoso; de cabeça erguida e expressão inteligente. Seu aspecto geral em relação ao sexo é típico. Apesar das pernas curtas em relação ao corpo comprido, é muito vivaz e ágil.
Temperamento: amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro.


BEAGLE
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: Caça e Companhia.
Tamanho: Max. 32 cm




Aspecto Geral: um sabujo vigoroso, de construção compacta, transmitindo uma sensação de qualidade, sem qualquer traço de rusticidade.
Temperamento: um sabujo alegre cuja especialidade é caçar, principalmente a lebre, seguindo sua trilha pelo faro. Valente, com grande atividade, resistência e determinação. Alerta, inteligente e de temperamento estável. Amável e alerta, não revelando qualquer espécie de timidez ou agressividade.

LHASA APSO
Origem: Tibete
Utilização: Companhia.
Tamanho: 23 cm fêmea e 26 cm macho


Aspecto Geral: bem balanceado, vigoroso, com densa pelagem.
Temperamento: alegre e autoconfiante. Alerta, estável, mas um tanto reservado, com estranhos.

MALTÊS
Origem: Itália
Utilização: Companhia.
Tamanho: 23 cm fêmea e 25 cm macho


Aspecto Geral: de tamanho pequeno, corpo alongado. Coberto por uma pelagem branca muito longa, muito elegante com um porte da cabeça notável e orgulhoso.
Temperamento: vivo, afetuoso, muito dócil e muito inteligente.

PASTOR ALEMAO
Origem: Alemanha
Utilização: Pastoreio, policial, guarda, busca e salvamento.
Tamanho: 55 cm fêmea e 60 cm macho


Aspecto Geral: retangular, mais longo que alto, ossatura e musculatura atleticamente desenvolvida, autoconfiante e nervos firmes com características sexuais bem definidas.
Temperamento: tanto no comportamento, quanto no caráter, o Pastor Alemão deve ser ponderado, bem equilibrado, autoconfiante, absolutamente natural, completamente inofensivo (salvo quando provocado), vigilante e dócil. Deve comprovar sua coragem, ter um caráter bem equilibrado e possuir instinto de luta, para reunir condições que o tornem capacitado às funções de escolta, guarda, proteção, serviço e de trabalho com rebanho.

PINSCHER MINIATURA
Origem: Alemanha
Utilização: Companhia, guarda e trabalho.
Tamanho: 22 cm fêmea e 25 cm macho


Aspecto Geral: o pinscher miniatura é a imagem reduzida do pinscher alemão, sem os defeitos do nanismo. Sua elegante construção quadrada é claramente perceptível através da sua pelagem curta e lisa.
Temperamento: vivo fogoso, autoconfiante e equilibrado. Essas qualidades o tornam um agradável cão da família e companheiro

YORKSHIRE TERRIER
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: Companhia.


Aspecto Geral: de pelagem longa; o pêlo cai perfeitamente reto, repartido por uma linha que se estende da trufa à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, mantém-se altivo, o que lhe confere um ar de importante. O conjunto de suas formas revela vigor e corpo bem proporcionado.
Temperamento: terrier de companhia, ativo e inteligente, repleto de vivacidade, e índole igual.

SHIH TZU
Origem: Tibete
Utilização: Companhia.
Tamanho: Max. 26,7 cm


Aspecto Geral: robusto, pelagem abundante, porte da cabeça inquestionavelmente arrogante, lembrando um crisântemo
Temperamento: inteligente ativo e alerta. Amistoso e independente.

SHAR PEI
Origem: China
Utilização: Guarda e defesa.
Tamanho: Min. 44 cm Max. 51 cm


Aspecto Geral: é um cão de tamanho médio, ativo, compacto, curto e estrutura quadrada. Rugas sobre o crânio e a cernelha, as pequenas orelhas e o focinho de hipopótamo conferem ao Shar Pei uma aparência única. Os machos são maiores e mais robustos que as fêmeas.
Temperamento: Calmo, independente, leal e afeiçoado à família.

ROTTWEILER
Origem: Alemanha
Utilização: Guarda e defesa.
Tamanho: 55 cm fêmea e 65 cm macho

Aspecto Geral: de um cão robusto, porte de médio para grande, robusto, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, em proporções corretas, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada, revelando potência, agilidade e resistência.
Temperamento: basicamente, amigável e pacífico, muito apegado, adora crianças, de fácil condução e ávido pelo trabalho. Sua estampa revela primitivismo, é autoconfiante, com coragem e nervos firmes. Sempre atento a tudo que o cerca, reage com grande presteza.

POODLE
Origem: França
Utilização: Companhia.
Tamanho: Max. 28 cm

Aspecto Geral: cão de tipo mediolíneo, de pelagem encaracolada característica, cacheada ou encordoada. Aspecto de um animal inteligente, constantemente em alerta, ativo, harmoniosamente construído, dando uma impressão de elegância e altivez.
Temperamento: reconhecido por sua fidelidade, apto ao aprendizado e a ser treinado, torna-se um cão de companhia particularmente agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário